Você sabe o que é funcho? Descubra tudo o que você pode fazer com ele!

 Em O que é

Você pode estranhar e não ter a menor ideia sobre o que é funcho. Bom, o funcho é uma erva de origem mediterrânea, de nome científico Foeniculum vulgare. Ele também é facilmente encontrado em seu formato silvestre em regiões de clima temperado e subtropical.

O funcho também é conhecido como erva-doce. Agora ficou mais fácil, né? A erva-doce, na verdade são as sementes do funcho, mas para facilitar as coisas, tudo ficou conhecido como erva-doce mesmo.

O funcho é bastante utilizado na culinária de países como a Itália e a França, mas suas propriedades medicinais e uso em chás e xaropes são conhecidas mundialmente. O chá de erva-doce é bastante popular aqui no Brasil, por exemplo.

Monte um kit do seu jeito, com tudo que você gosta, inclusive a erva-doce e receba tudo em casa.

o que é funcho - bulbo

Mas afinal, o que é funcho?

O funcho é uma planta silvestre que pode chegar a até 2 metros de altura. Apesar de não ser muito consumido na culinária brasileira, o funcho pode ser consumido cru ou cozido.

Sua consistência e crocância lembram um pouco o aipo. Já o seu aroma o faz ser bastante confundido com o anis. O funcho assado, inclusive, é um excelente acompanhamento para carnes e aves.

Pede Sabores, é errado chamar funcho de erva-doce?

Apesar de não estar totalmente correto, pode chamar o funcho de erva-doce sem problema nenhum.

o que é funcho - erva-doce

As sementes de erva-doce são a parte mais popular do funcho aqui no Brasil.

O que é funcho e quais suas propriedades medicinais

O funcho é um excelente aliado da sua saúde: tanto na prevenção de doenças quanto no tratamento de sintomas e outras complicações. Ele é um excelente antibiótico natural, anti-inflamatório, anti-espasmódico, anti-reumático e expectorante.

O chá de funcho é excelente para o funcionamento do seu sistema digestivo, contribui para a digestão e ajuda a tratar complicações como espasmos gastrointestinais, flatulência e diarreias. Além disso, ele ajuda a prevenir a azia e aliviar enjoos.

o que é funcho - propriedades

As flores e folhas do funcho também são bastante ricas em óleos essenciais.

Frutas e verduras frescas para turbinar sua saúde, é só clicar aqui!

O chá também é excelente para tratar complicações respiratórias. Ele ajuda a aliviar os sintomas da asma e é um ótimo expectorante natural. Para potencializar seus resultados, você pode combiná-lo com mel e limão.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

O funcho, particularmente a erva-doce, também está bastante presente em sabonetes, hidratantes, shampoos e condicionadores. Além de ser extremamente perfumada, a erva-doce possui óleos essenciais que ajudam a limpar a pele sem causar danos.

Funcho na cozinha

O funcho irá elevar o sabor de receitas de saladas, assados e refogados, podendo estar presente também em sobremesas. Você pode usar tanto o bulbo do funcho, quanto o caule e as folhas (lembra mesmo o aipo).

o que é funcho - com frango

Parece cebola, mas não é! Esse peito de frango grelhado com funcho é uma delícia e super fácil de fazer!

O funcho vai em clássicos da culinária mundial como o Bouillabaisse, um guisado (ou sopa) francês que combina peixes brancos e frutos do mar e ervas aromáticas em um prato delicioso. O funcho também pode ir em uma variação de Vichyssoise.

A erva-doce também aparece bastante na culinária indiana, em pratos como a Samosa, que é uma espécie de pastelzinho frito de legumes, carnes e ervas. Você também pode usar a sua imaginação e incluir o funcho em suas próprias receitas de saladas, massas e carnes assadas ou ensopadas.

As melhores frutas, verduras e legumes para as suas receitas preferidas você encontra aqui.

E você, já sabia o que é funcho? Qual é a sua maneira preferida de consumi-lo?

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes