Veja dicas de como escolher mandioca, armazenar e preparar o alimento

 Em Como escolher

Nós já falamos sobre a mandioca aqui no blog e você viu se ela engorda ou não – se não viu, clique aqui. Assim como a batata-doce, ela é um alimento bem difícil de se escolher na hora da compra. Por isso, nós criamos esse guia para você aprender como escolher mandioca.

A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos bons para o seu organismo. Ela é bem versátil também: dá para fazer purê, comer frita, cozida, na manteiga, farofa e em uma das nossas formas preferidas: como tapioca.

Antes de tudo

A melhor época do ano para se comprar mandioca no mercado é de maio a agosto. Claro que você irá encontrar a mandioca o ano inteiro e com qualidade, mas é nessa época do ano em que ela estará mais fresca.

Apesar de ter uma cara de durona, a mandioca é um alimento bastante perecível e estraga bem rápido. Nossa dica é que você só compre a mandioca quando for realmente usá-la.

E como você não tem tempo de ficar indo e vindo do supermercado todo dia, você pode fazer o pedido direto no nosso site e recebe as suas frutas, verduras e legumes em casa.

como escolher mandioca - antes de tudo

Como escolher mandioca

Cuidados com a casca

A casca da mandioca deve ser uniforme e em tons de marrom. Se você notar algum tipo de mancha, fungos ou umidade, não compre.

Depois de analisar a aparência, passe para a textura: você deve conseguir tirar pedaços da casca com a mão, isso significa que ela está fresca. Quando você arrancar a casca, observe se aparece uma camada rosa – a parte que protege o miolo.

Analise a aparência do miolo

A cor do miolo pode mudar de acordo com a variedade de mandioca, mas ele deve ser branco ou amarelo claro. O miolo inteiro deve ser uniforme e não apresentar nenhuma mancha. Verifique o cheiro, que deve ser bem suave, sem nenhum azedo. Quanto à textura, o miolo é ligeiramente úmido. Se estiver pegajoso, não compre!

Se você for comprar a mandioca inteira, recomendamos que você solicite ao vendedor que parta o legume ao meio para verificar se ela está fresca. Analisar tanto a casca quando o miolo é essencial para comprar uma mandioca de boa qualidade.

como escolher mandioca - descascar

A mandioca demanda bastante cuidado na hora de escolher, higienizar, descascar, cozinhar e servir.

Como descascar

Se você achou que o processo de como escolher mandioca é difícil, imagine como descascar. Assim que você comprar a sua mandioca, lave-a bastante com água corrente esfregando com uma esponja limpa. Esse processo irá retirar impurezas, resíduos e restos de areia que possam ter permanecido na casca.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Depois de ter lavado bem a sua mandioca, é hora de descascar (essa é uma das etapas mais desafiadoras). Descascar a mandioca é mais fácil quando ela está bem fresca, por que a casca se solta com mais facilidade. Você deve tirar toda a casca e a parte rosa que separa a casca do miolo.

Nem todo mundo consegue descascar a mandioca perfeita de primeira, mas não desista: é tudo uma questão de prática. Você irá precisar de uma faca afiada e muita paciência e cuidado para não se machucar.

Depois de tirar toda a casca, lave o miolo novamente com água corrente. Agora sim a sua mandioca está pronta.

como escolher mandioca - armazenar

Para armazenar a mandioca, você deve seguir alguns cuidados básicos, pois a mandioca é bastante perecível.

Como conservar

Como já falamos, é muito importante que você não compre uma quantidade grande de mandiocas de uma só vez e sim, a quantidade exata que você vai utilizar naquele dia. Mas existem formas de conserva-la por um tempinho a mais.

Depois de lavada e descascada, corte a mandioca em pedaços médios, coloque-os em vasilhas e cubra com água. Leve as vasilhas com a mandioca para a geladeira, onde você pode conserva-las por até 1 mês.

Com o tempo, a mandioca vai soltando seu amido na água, que vai ficando esbranquiçada. Monitore esse processo de perto e descarte a mandioca se ela começar a ficar roxa.

como escolher mandioca - armazenamento

Na mandioca que está fresca, a casca sai facilmente. Faça o teste em casa!

Como preparar

A mandioca não pode ser consumida crua. Ela possui uma certa quantidade de ácido cianídrico que pode causar intoxicação. O jeito mais simples de cozinhar a mandioca é leva-la ao fogão em uma panela com água até que estejam bem molinhas. Depois é só dar azas à imaginação e tempera-la do seu jeito preferido.

A gente sabe como escolher mandioca pode tomar muito tempo do seu dia. Por isso, a Pede Sabores entrega a mandioca na sua casa já descascada e em pedaços ideais para você levar direto ao fogo. Faça seu pedido agora mesmo.

Qual outro alimento você tem dúvidas na hora de escolher? Deixe aqui nos comentários e a Pede Sabores vai investigar para você!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes