Receita de Peru de Natal suculento para iniciantes

 Em Pratos Principais

Tem muita gente que tem medo de fazer Peru de Natal em casa, mas é bem mais simples do que você imagina. Seguindo o passo a passo direitinho e tomando alguns cuidados, seu peru de Natal vai ficar com a pele crocante e a carne bem molhadinha e suculenta.

As melhores receitas são feitas com os melhores ingredientes. Faça o seu pedido online aqui e receba tudo em casa.

 

Receita de Peru de Natal

INGREDIENTES

1 peru de 4 a 6 kg

200g de manteiga com sal

2 limões

Tomilho fresco picado

1 cebola

1 cabeça de alho

1 maço de ervas frescas (pode ser tomilho, manjerona, manjericão)

Sal e Pimenta-do-Reino

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Compre os ingredientes para a sua receita de peru de Natal aqui.

MODO DE PREPARO

1 – Em uma panela, coloque a manteiga, as raspas e o suco de 1 limão e o tomilho picado. Derreta a manteiga em fogo baixo. Reserve.

2 – Retire os miúdos de dentro do peru. Você pode lavar ou não o peru, depende dos seus hábitos na cozinha. Seque bem com papel toalha e deixe descansar por 5 minutos. Preaqueça o forno a 180 graus.

3 – Passe para os temperos. Tempere a cavidade do peru com o sal e a pimenta-do-reino. Corte o outro limão e o alho ao meio e a cebola em 4 partes. Recheie o peru com o limão, cebola, alho e as ervas frescas. Amarre as pernas com um cordão e leve a uma assadeira funda.

4 – Pincele o peru com a mistura da manteiga e coloque as pontas das asas embaixo das costas. Leve ao forno e pincele mais manteiga no peru de 15 em 15 minutos. O recomendado é que  para cada kg de peru você deixe ele no forno por asse 20 min por kg + 90 minutos.

Dica: Por exemplo, se o seu peru pesa 4kg, o tempo de forno vai ser 2h50 min ou até o termômetro levantar.

5 – Quando o termômetro do peru sair pra fora, retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por, no mínimo, 20 minutos antes e servir.

 

Dicas para preparar o peru de Natal

1 – A etapa do descongelamento da ave é muio importante. Retire do congelador e coloque-a na parte de baixo da geladeira. Este tempo pode variar de 12h a 15h. No caso de dúvidas, siga as instruções da embalagem.

2 – Lavar o peru ou não? O ato de lavar o peru antes de prepará-lo tem muito a ver com os temperos que já vêm no peru quando você compra. Eles podem ter um sabor bastante artificial e lavar é uma boa opção para suavizar isso. Se o seu “peru” for um Chester ou Fiesta, não abra mão do limão. Mas se o seu peru for um peru mesmo, cuidado com a quantidade de limão, pois ele pode ser muito forte para a carne.

3 – Deixar marinando ou não? Fica a critério de cada um. Você pode deixar de 3h a 12h marinando no tempero de sua preferência.

4 – Suculência extra. Para garantir que o seu peru vai ficar bem suculento, você pode passar a manteiga de ervas (com a manteiga ainda em temperatura ambiente) embaixo da pele do peru. Nos primeiros 30 – 40 minutos do cozimento, asse o peru coberto com papel alumínio. Regue a ave com o suco da assadeira e adicione mais água se for preciso.

Eaí, pronto para fazer o seu primeiro peru de Natal? Compre os seus ingredientes aqui, receba tudo em casa e coloque a mão na massa!

Aproveite e confira algumas ideias de acompanhamento para o seu peru de Natal!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes