O que é toranja – origem, curiosidades e por que investir nessa fruta

 Em O que é

Bastante popular nos Estados Unidos, a toranja, também conhecida como grapefruit ou pomelo, está adquirindo cada vez mais apreciadores no país. Mas você sabe o que é toranja? Conheça tudo sobre essa fruta que traz grandes benefícios para a sua saúde, mas também alguns riscos. Confira:

Se você já sabe o que é toranja e adora repor seus estoques de vitamina C com várias outras frutas, verduras e legumes, clique aqui e receba tudo em casa.

o que é toranja - vitamina c

A toranja é uma excelente fonte de vitamina C e nutrientes.

O que é toranja?

Toranja é o resultado do cruzamento da laranja e de outra fruta cítrica conhecida como pomelo. A toranja é linda: sua cor varia entre o vermelho e o alaranjado intenso e a casca é bem amarela.

Não confunda a laranja-de-sangue ou laranja sanguínea com a toranja: elas são duas frutas diferentes, apesar de serem bem parecidas. Muita gente não gosta muito da toranja por que ela é bem mais azedinha do que a laranja normal.

Aqui no Brasil, é mais fácil encontrar toranjas nos supermercados no período de janeiro a março. As frutas vêm da Argentina, que é o país da América Latina que mais produz e exporta toranja.

o que é toranja - outras frutas cítricas

A toranja é a mais rica em vitamina C entre outras frutas cítricas como a laranja e o limão.

Curiosidades sobre a toranja

A toranja foi originada na ilha de Barbados, no Caribe, por acidente, do cruzamento de duas frutas: a laranja e o pomelo. Apesar de ser conhecida como pomelo em algumas regiões do Brasil, é importante lembrar que elas são duas frutas diferentes.

Uma das histórias envolvendo a origem da toranja conta que um certo Capitão Shaddock da Jamaica levou sementes de pomelo para Barbados e criou a toranja. Mas o mais provável é que ela tenha se originado pelo cruzamento natural entre as duas frutas.

A fruta proibida

Em Barbados, a toranja também é conhecida como “fruta proibida”. Ela chegou nos Estados Unidos por volta de 1800 e passou a ser conhecida como grapefruit no país, que também virou produtor da fruta.

Atualmente, os principais produtores de toranja são Israel, Argentina, Marrocos, África do Sul e Espanha.

A toranja possui 92% de água em sua composição, o que é ótimo para você se manter hidratado. Outra fruta que possui esse poder é o melão, que você já viu aqui no blog.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

o que é toranja - fruta proibida

20% da água que você consome por dia vem dos alimentos. Tenha sempre verduras, legumes e frutas frescas na sua mesa todo dia. Saiba como a Pede Sabores vai te ajudar.

Como consumir a toranja

A toranja é considerada uma das melhores frutas para serem consumidas logo nas primeiras horas do seu dia, no café da manhã. Apesar de ser bastante comum seu consumo in natura, ela também pode ser utilizada em sucos, geleias e compotas. Já existe até uma cerveja de grapefruit!

Você também pode deixar a sua criatividade culinária ir além! Inclua a toranja em saladas e pratos principais com carnes e aves. Que tal uma salada de abacate com grapefruit e salmão grelhado? É de dar água na boca!

o que é toranja - salada com salmão

A toranja vai trazer uma acidez deliciosa para a sua salada de salmão.

Quer fazer uma salada bem fresquinha, suculenta e deliciosa? Tenha os melhores ingredientes sem sair de casa!

Contraindicações

Já falamos o que é toranja e como ela é uma grande aliada da sua saúde, mas fique atento: a toranja também pode trazer riscos para algumas pessoas em situações específicas.

Apesar de ser bastante poderosa e nutritiva, a toranja é contraindicada para pessoas que estão realizando alguns tipos de tratamento. Medicamentos para colesterol alto, remédios psiquiátricos e imunossupressores e quimioterapia.

Isso acontece por que, de acordo com estudos, a toranja pode inibir o funcionamento da enzima intestinal CYP3A4. Essa enzima é responsável por ajudar na absorção correta do medicamento pelo organismo. O consumo da fruta concomitante a certos medicamentos pode ser perigoso para o seu corpo, por isso fique atento!

Antes de incluir a toranja na sua alimentação diária, tire a suas dúvidas com o seu médico e nutricionista.

Gostou da dica? Aproveita pra deixar aqui o seu comentário e compartilhar com os seus amigos!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes