O que é tamarindo – de onde veio, como usar e curiosidades sobre essa fruta exótica

 Em O que é

O tamarindo é uma fruta bastante exótica que possui um sabor único. Tem gente que adora e tem gente que não consegue chegar perto. Mas uma coisa é certa: ele traz grandes benefícios para a sua saúde. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o que é tamarindo.

É possível ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes fresquinhos sem sair de casa. Descubra como.

O que é tamarindo?

O tamarindo é o fruto que nasce na árvore conhecida como tamarindeiro. Ele é originário das savanas da África do Sul e faz parte da família das Fabaceae.

o que é tamarindo? 1

Hoje em dia, ele está espalhado pelo mundo, especialmente em regiões tropicais úmidas ou áridas. Por isso, ele se adaptou muito bem às regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde é bastante popular.

Tão popular que no distrito de Caboclo, localizado no sertão de Pernambuco, é realizada anualmente a Festa do Tamarindo. A festividade, que já está em sua 13ª edição, acontece em agosto e já faz parte do calendário turístico e cultural de Pernambuco.

Já sabe o que é tamarindo mas está em dúvida se ele engorda ou não? Tire as suas dúvidas clicando aqui.

Tudo sobre o tamarindeiro

o que é tamarindo? tamarindeiro

O tamarindeiro é uma árvore linda que pode chegar a 25 metros de altura. Uma curiosidade: o tamarindeiro começa a produzir tamarindos de 4 a 6 anos depois que é plantado e, em condições favoráveis, pode continuar produzindo por até duzentos anos!

Apesar de o mais comum ser o tamarindo, também é possível usar a madeira e as sementes. A madeira pode ser destinada para a produção de móveis.

Já as sementes servem de alimentos para animais (forragem), podendo ser utilizadas como estabilizantes de sucos industrializados e até mesmo como cola para tecido.

As folhas do tamarindo são utilizadas para uso medicinal e podem ser transformadas em chás e compressas por suas propriedades antiinflamatórias e contra infecções em geral.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Está difícil encontrar alimentos orgânicos de qualidade? Clique aqui, faça o seu pedido e receba em casa com todo o conforto!

Como utilizar o tamarindo

O mais conhecido de todos os seus produtos é o tamarindo, a fruta em si. O tamarindo é uma vagem amadeirada e quebradiça que envolve sua polpa avermelhada e fibrosa. Para você ter uma ideia, o tamarindo demora 245 dias no tamarindeiro para atingir a sua maturidade ideal.

o que é tamarindo? 3

Para saber se o tamarindo está maduro, é só pressionar a vagem. Se ela se quebrar com facilidade e sem resistência, ele já pode ser consumido imediatamente. Seu sabor ácido e agridoce conquistou várias regiões do mundo, especialmente a Índia.

O tamarindo in natura não é muito agradável ao paladar, pois seu sabor é muito forte e agressivo. Mas ele vai muito bem em receitas, tanto doces como salgadas. O segredo é deixar o tamarindo de molho na água um dia antes de prepara-lo. Isso vai suavizar o gosto do tamarindo e vai deixa-lo mais agradável.

Tem uma receita com tamarindo para compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários para que nossos leitores possam testar também!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes