O que é quinoa – dicas de consumo, porções e propriedades nutricionais

 Em O que é

A quinoa é um grão nativo da região entre o Chile, o Equador, a Bolívia e a Colômbia. Sempre muito presente na alimentação do povo andino. Por seu alto teor nutritivo, a quinoa ganhou fãs no mundo inteiro. Nesse artigo, você vai descobrir tudo sobre o que é quinoa.

O que é quinoa

Como já falamos anteriormente, a quinoa é um grão de alto teor nutritivo que é bastante presente na alimentação da população dos Andes. Apesar das suas características de plantio e crescimento serem diferentes, suas propriedades nutricionais a comparam com outros cereais, como o trigo e a aveia.

A quinoa é um alimento considerado de alto valor para o ser humano. Ela possui todos os aminoácidos necessários para o funcionamento do organismo. Para você ter uma ideia, 100g de quinoa fornecem 15g de proteínas, 68g de carboidratos, 9,5mg de ferro, 286mg de fósforo, 112mg de cálcio, 5g de fibras e 335kcal.

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O que é Quinoa

Mas tudo isso de calorias, Pede Sabores?

Sim, mas calma. Não é por ser calórica que a quinoa engorda. Ela possui várias propriedades que vão, na verdade, te ajudar a emagrecer. A quinoa é um alimento que vai acelerar o seu metabolismo e, com isso, favorecer a queima de calorias.

Muita gente que não sabe o que é quinoa e tudo o que ela tem a oferecer para a sua saúde. Por isso, quando veem a quantidade de calorias da quinoa já pulam fora com medo. Mas ela é importantíssima para pessoas que estão em dieta para emagrecer ou ganhar massa magra.

A quinoa também é bastante indicada como uma fonte de proteínas para pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana. Vale ressaltar, também, que os carboidratos da quinoa são de baixo índice glicêmico. Eles demoram mais tempo para serem absorvidos pelo organismo, o que evita picos de açúcar no sangue.

O que é Quinoa

Quantidade indicada

Não existe uma quantidade certa de consumo diário de quinoa. Isso depende bastante das suas necessidades diárias de calorias e nutrientes. Nós aconselhamos que você encontre um nutricionista ou nutrólogo para indicar qual é porção diária de quinoa certa para você.

De maneira geral, em uma dieta de 2 mil calorias, é aconselhado o consumo diário de duas colheres de sopa de quinoa. Cuidado para não exagerar! A quinoa contém uma quantidade importante de calorias que podem prejudicar a sua dieta quando consumida em alta quantidade.

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Dicas de consumo

Você consegue encontrar a quinoa em três versões: farinha, flocos e grãos. Ela é bastante versátil e vai bem em pratos doces e salgados. Abaixo, nós listamos algumas dicas de consumo para você incorporar a quinoa na sua alimentação diária:

No café da manhã: como você já sabe o que é quinoa, já deve ter percebido que ela é uma excelente forma de começar o dia. Combinada com outros grãos e cereais, iogurtes, frutas vermelhas e da estação, ela integra um café da manhã reforçado.

No almoço: uma boa forma de inserir quinoa no seu almoço é substituindo o seu arroz. Isso pode parecer um pouco estranho de início, mas é só até o seu paladar se acostumar. Além disso, você também pode utiliza-la como temperos de saladas.

No lanche: experimente substituir a farinha de trigo normal pela farinha de quinoa. Suas receitas de tortas, pães, bolos e biscoitos vão ficar bem mais saudáveis e nutritivas. Na hora de substituir, a proporção é de um para um. Para cada xícara de farinha de trigo, substitua por uma xícara de farinha de quinoa.

Receitas com a quinoa

Aproveite que você já sabe o que é quinoa e clique aqui para conferir receitas deliciosas com quinoa para o seu café da manhã, almoço e jantar.

E você? Gosta de quinoa? Fala pra gente qual a sua maneira preferida de comer quinoa no seu dia a dia!

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