O que é inhame e por que você deveria tê-lo sempre na sua cozinha

 Em O que é

Nós aqui da Pede Sabores adoramos inhame. Tanto que aqui no blog você já viu se ele engorda ou emagrece e dicas de receitas deliciosas com inhame para encantar a sua família. Agora está na hora de você saber exatamente o que é inhame e por que é importante que você não deixe ele de fora da sua alimentação.

O que é inhame?

O inhame é o nome comumente usado para designar um conjunto de tubérculos que podem ter várias espécies. Ele também pode ser conhecido como cará, em algumas regiões do Brasil (principalmente nas regiões Norte e Nordeste).

Não confunda mandioca com inhame, como fez Pero Vaz de Caminha! Na famosa carta de Pero Vaz de Caminha a Portugal, em ocasião da chegada dos portugueses em terras brasileiras, ele escreveu: “muito inhame e outras sementes que na terra há e eles (os índios) comem”.

Apesar de serem bem parecidos, os dois tubérculos são de origens bem diferentes: mandioca é mandioca e inhame é outra coisa.

Agora que você já sabe o que é inhame, faça aqui o seu pedido e nós entregamos inhame fresquinho na sua casa.

o que é inhame - plantação de inhame

As folhas do inhame são bem grandes e têm formato de coração: uma coisa linda de se ver.

Inhame é a mesma coisa de Cará?

Esse é outro equívoco que muitas pessoas podem ter. Apesar de serem bem parecidos, e da mesma família, inhame e cará são dois tubérculos diferentes.

O inhame é da família das Araceas e seu rizoma (a batata que conhecemos por inhame) é mais arredondado e peludo. Apresenta alto teor de açúcar (carboidratos). Suas folhas são grandes e fartas e têm formato de coração.

Já o cará é da família das Dioscoreáceas e seu rizoma é mais comprido e pontudo (o que o torna bastante parecido com a mandioca ou a batata-doce). Ele quase não tem pelos. Suas folhas são pequenas e bem parecidas com as da batata-doce. Ele também possui menos açúcar que o inhame.

o que é inhame - brigadeiro de inhame

Sim! Brigadeiros de inhame existem e são deliciosos. Experimente!

Como usar o inhame

O inhame – assim como a mandioca – foi deixado de lado por muito tempo pela gastronomia. Hoje em dia, no entanto, ele tem caído nas graças de vários chefes nacionais e internacionais. Um deles é o chef Claude Troisgros que apresenta o programa “Que Marravilha!”.

Nas mãos do chef Troisgros, o inhame se torna prato principal no seu hachis parmentier, um escondidinho de filé mignon com creme de inhame delicioso.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Essa é a nossa dica mais valiosa: sempre que puder, substitua a batata inglesa por inhame. Ele tem bem mais nutrientes e menos calorias que a batata e de quebra é bem saboroso.

Dá uma passadinha aqui para conferir as receitas deliciosas que nós separamos para você.

Curiosidades sobre o inhame

Fique sabendo que o inhame não é utilizado só na cozinha e em forma de alimento. A ele também são creditados vários poderes de cura e o inhame é utilizado na medicina oriental e alternativa.

Seu poder medicinal é tão aclamado, que a jornalista Sônia Hirsch escreveu um livro só para ele. Em “Boca Feliz & Inhame Inhame” ela ressalta todos os benefícios do inhame, principalmente os de limpar e purificar o sangue, expelindo as impurezas através da pele, dos rins e do intestino.

Seu ponto de partida foi a medicina oriental, que também garante que o inhame é responsável por fortalecer os gânglios linfáticos e o sistema imunológico contra doenças. A tradição indígena também aponta que o consumo de inhame ajudava a prevenir a dengue, a malária e a febre amarela.

Mesmo você não sendo muito fã de inhame, nós te oferecemos outras diversas opções para garantir uma alimentação rica em nutrientes poderosos, confira.

E você? Gosta ou não de inhame? Se sim, como prefere consumi-lo? Conta pra gente!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes