O que é chia e por que você deveria estar consumindo mais dela

 Em O que é

Você já deve ter ouvido falar da chia se você é interessado em qualidade de vida e mundo fitness. Mas você sabe exatamente o que é chia e por que ela ficou famosa? A Pede Sabores tira todas as suas dúvidas sobre essas sementes poderosas.

O que é chia?

A semente da chia é o nome popular pelo qual é conhecida a semente da planta Salvia hispanica. A chia é nativa da Guatemala e se espalhou rapidamente para as regiões central e austral do México e na Colômbia.

Uma curiosidade: há suspeitas de que o estado mexicano de Chiapas tenha esse nome por causa da chia. Sua tradução para o português seria “água de chia” ou “rio de chia”.

Apesar de ter se popularizado recentemente, há indícios de que ela já era produzida e consumida pelos astecas. Atualmente, a chia é amplamente comercializada em formato de semente, integral ou moída, ou transformada em óleo. Outro produto menos consumido, mas muito benéfico para a saúde são as folhas da chia. Elas são ótimas para serem consumidas em formato de chá.

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Por que a chia faz bem?

Essa semente tão pequenininha possui propriedades nutricionais que a transformam em um alimento funcional de primeira. A chia é uma excelente fonte de proteínas, sais minerais, ácidos graxos e gorduras monoinsaturadas, que fazem bem ao organismo.

A chia é uma das fontes de ômega 3 mais poderosas quando comparada tanto a fontes vegetais quanto animais. Outro nutriente que merece destaque na chia é o cálcio. Estima-se que a quantidade de cálcio da chia é 5 vezes mais alta que no leite de vaca.

Outros nutrientes que merecem destaque na chia são os aminoácidos (28g da semente fornecem quase 10% da quantidade diária recomendada para um adulto). Entre os sais minerais, a chia é uma excelente fonte de manganês, fósforo e magnésio.

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Fonte poderosa de fibras

Mas o poder da chia mesmo está nas fibras. 100g da semente da chia fornecem 38g de fibras para o organismo. Essa alta concentração de fibras é responsável pelo chamado efeito mucilaginoso. Isso ajuda a reter a água dos alimentos no intestino e transformar a digestão mais lenta, aumentando a absorção de nutrientes e a sensação de saciedade no organismo.

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Como consumir a chia

Os nutricionistas recomendam uma ingestão diária de 25g de chia, o que equivale a, em média, 2 colheres de sopa. Vale ressaltar que não é recomendado o consumo da semente pura da chia. Fique atento às quantidades consumidas também, em excesso ela impede a absorção de outros nutrientes pelo organismo.

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Sempre que for consumir a chia, deixe as sementes hidratando em água por, no mínimo, 30 minutos. Isso diminui os efeitos antinutricionais da casca da chia e melhora a absorção de todos os nutrientes que a chia tem a oferecer.

Depois de hidratada, é só deixar a criatividade aflorar. As sementes da chia vão bem com frutas frescas, iogurtes, saladas, shakes e smoothies, entre outros.

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Receitas com chia

Agora que você já sabe o que é chia e como ela traz vários benefícios para a sua saúde, clique aqui para aprender a fazer 3 receitas deliciosas com chia para o seu café da manhã.

E você? Já sabia o que é chia? Conta pra gente a sua forma preferida de comer no seu dia a dia.

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