O que é alfafa – de onde veio, para que serve e contraindicações

 Em O que é

Neste artigo, você confere tudo sobre o que é alfafa: como esse broto que servia de alimento para o gado se transformou em um dos maiores aliados à sua saúde e está cada vez mais popular aqui no Brasil.

O que é alfafa?

A palavra alfafa vem do árabe e significa “o melhor alimento”. Só pelo nome você já consegue imaginar que pouca coisa ela não é.

A alfafa é um dos nomes populares da leguminosa que se chama Medicago sativa L, que também é conhecida como luzerna em algumas regiões.

o que é alfafa

As flores da alfafa são lindas!

Estudos indicam que ela se originou na Pérsia e se espalhou pela Europa a partir da Grécia, com a invasão persa. Tudo isso por volta de 490 a.C. Desde então, ela foi se espalhando pelo mundo e é facilmente cultivada em climas temperados e secos.

Agora você pode receber as suas frutas, verduras e legumes preferidos em casa. Faça seu pedido agora mesmo.

Outra curiosidade sobre a alfafa é que ela é considerada uma leguminosa de folhagem perene. Estima-se que um pé de alfafa consiga viver por mais de 20 anos, dependendo de onde foi plantada.

o que é alfafa

Apesar de conhecermos a alfafa por seus brotos, uma planta madura pode chegar a 1m de altura e 15m de profundidade em suas raízes.

Ficou interessado na alfafa? Mate a sua curiosidade sobre o que é funcho também!

Para que serve a alfafa

A alfafa é considerada uma planta medicinal e um alimento vivo (ou seja, ela pode ser consumida diretamente depois de colhida). Ela é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais, o que a torna uma aliada para quem segue um estilo de vida saudável.

Seus benefícios mais conhecidos são:

Manutenção da saúde gastrointestinal: ajuda a fazer a digestão dos alimentos, além de auxiliar no funcionamento correto do intestino.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Ação diurética: melhora o trabalho dos rins e aumenta o fluxo de urina, combatendo a retenção de líquidos.

Efeito detox: ajuda na eliminação das impurezas do nosso organismo e contribui para a saúde corporal como um todo.

Confira quais alimentos também oferecem o efeito detox. Conheça o nosso Kit Detox.

Ameniza os efeitos da menopausa: a alfafa possui componentes fitoestrogênicos (que se assemelham ao hormônio estrogênio). Isso ajuda a amenizar os sintomas incômodos da menopausa.

Colesterol: os brotos de alfafa também ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue: diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom para a saúde.

Quem não pode consumir alfafa

o que é alfafa

Apesar dela ser uma planta maravilhosa, existem algumas contraindicações para o consumo da alfafa. Além das suas vitaminas e sais minerais, a alfafa também possui substâncias que são perigosas para algumas pessoas:

– Grávidas

– Pessoas com lúpus, gota ou câncer

Sempre recomendamos que você seja acompanhado por um nutricionista. Ele vai indicar quais são os melhores alimentos para que você inclua no seu dia a dia, assim como aqueles que estão proibidos.

Você já sabia o que é alfafa? Tem alguma receita com alfafa para indicar pra gente? Compartilha aqui nos comentários!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes