O que é açúcar mascavo e por que ele faz tanto sucesso

 Em O que é

Açúcares em geral sempre são tema de várias controvérsias e geram muitas dúvidas em todo mundo. Afinal: pode ou não pode consumir? Neste artigo, nós vamos falar sobre o que é açúcar mascavo e por que ele é mais saudável que os outros açúcares.

O que é açúcar mascavo?

Antes de falarmos o que é açúcar mascavo, vale a pena conhecermos um pouco do processo de fabricação dos açúcares. De maneira geral, os açúcares mais comercializados no Brasil são aqueles extraídos da cana-de-açúcar. O que varia é o tipo de procedimento a que eles são submetidos.

Assim que a cana de açúcar é processada, é obtido o açúcar mascavo. Ele é o mais saudável de todos, pois não passa por nenhum tipo de refinamento. Por isso, não perde as suas propriedades nutricionais, nem possui aditivos químicos em sua fabricação.

Depois do mascavo, vem o açúcar demerara. Apesar de passar por um processo de purificação e refinamento, o açúcar demerara não leva aditivos químicos. Sua cor é parecida com a do açúcar mascavo, mas o sabor é mais ameno.

Em seguida, vêm os açúcares brancos. Do mais granulado ao mais processado, temos o açúcar cristal, refinado, de confeiteiro e impalpável. Quanto mais refinado e branco o açúcar, mais são necessários procedimentos e aditivos químicos para que ele chegue àquele estado.

o que é açúcar mascavo

Substitua os açúcares industrializados por versões mais saudáveis e orgânicas. Confira a nossa linha Empório com opções mais saudáveis para o seu dia a dia.

Por que preferir o açúcar mascavo?

Em termos de calorias, todos os açúcares estão ali na mesma medida da balança. Uma colher de chá de açúcar mascavo tem, em média, 11 calorias. Quando consumido em grandes quantidades, o açúcar mascavo também contribui para o ganho de peso.

Então o que é que o açúcar mascavo tem para ser considerado mais saudável que os demais? A resposta é o melaço. Como o açúcar mascavo é um subproduto da cana recém extraída, isso faz com que ele conserve boa parte do melaço e, por consequência, os seus nutrientes.

O açúcar mascavo tem em sua composição cálcio, magnésio, fósforo, potássio e algumas vitaminas do complexo B. Mas ainda assim, as quantidades fornecidas são quase irrelevantes quando consideramos nossas necessidades diárias desses minerais.

Agora que você já sabe o que é açúcar mascavo e por que investir nele, faça o seu pedido e receba-o em casa clicando aqui.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

o que é açúcar mascavo

Qual a quantidade máxima diária?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo máximo de açúcar recomendado para um adulto é de 25 gramas por dia. Essa quantidade equivale a 2 colheres de sopa ou 6 colheres de chá, em média.

Vale a pena lembrar que essa quantidade recomendada não se refere apenas ao açúcar puro que adicionamos manualmente aos nossos alimentos. Isso também inclui os alimentos que já vêm com os açúcares embutidos, principalmente os industrializados.

Nossa dica aqui é que você varie a sua alimentação ao máximo e evite o consumo excessivo de açúcar no seu cotidiano, isso inclui o açúcar mascavo. E não estamos falando apenas para quem possui alguma restrição de açúcar, isso vale pra todo mundo.

Aproveite o sabor doce natural das frutas in natura e introduza-as na alimentação dos seus filhos também! As crianças ainda estão em desenvolvimento e estão mais suscetíveis à exposição excessiva a açúcares e gorduras.

Conheça o nosso Kit Bebê e apresente alimentos saudáveis ao seu filho logo após o desmame.

Qual é o açúcar mais consumido por você na sua casa? Já sabia o que é açúcar mascavo? Conta pra gente.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes