Mandioquinha engorda? Conheça a melhor forma de consumi-la sem sofrer com a balança

 Em Engorda / Emagrece

Mandioquinha, batata-baroa, batata-salsa, cenourinha-amarela ou cenourinha-branca… Família da batata inglesa e da batata doce – e de outras 3 mil espécies de batata – a mandioquinha é um dos tubérculos mais nutritivos disponíveis no mercado. Mas será que mandioquinha engorda?

A Pede Sabores foi investigar tudo sobre a mandioquinha para você consumi-la sem ficar preocupado com a balança. Os resultados foram os seguintes:

Propriedades nutricionais da mandioquinha

Tabela nutricional %VD(*)
Calorias (valor energético) 101kcal 5,05%
Carboidratos 24g 8%
Proteínas 1g 1,33%
Gorduras Totais 0,2g 0,36%
Gorduras Saturadas 0g 0%
Fibra alimentar 2,1g 8,4%
Sódio 0mg 0%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Fonte: Dieta e Saúde

A mandioquinha é um daqueles alimentos perfeitos que combinam poucas calorias com muitos nutrientes. Ela é bem mais nutritiva e menos calórica do que a batata inglesa comum e seus benefícios se equiparam aos da batata-doce, por exemplo.

mandioquinha engorda - propriedades

A mandioquinha possui várias propriedades nutricionais e poucas calorias, mas fique atento aos carboidratos!

Além disso, a mandioquinha contém níveis excelentes de vitamina C, vitaminas do grupo B, vitaminas K e E. A mandioquinha também oferece uma boa quantidade de minerais como cálcio, ferro, potássio e manganês.

Procurando uma alimentação rica em nutrientes, sem sair de casa? Confira aqui.

Mas mandioquinha engorda?

A mandioquinha está entre os alimentos mais consumidos por atletas e praticantes de atividades físicas. Como possui uma alta quantidade de carboidratos, ela é uma excelente fonte de energias.

A dúvida se mandioquinha engorda ou não vem exatamente desses carboidratos que ela oferece. Como possui um índice glicêmico alto, a digestão da batata é mais rápida, o que pode provocar o aumento dos níveis de açúcar no sangue – por isso, diabéticos, opte por quantidades menores do alimento e procurem um nutricionista.

Quando as taxas de açúcar no sangue estão elevadas, mais insulina é liberada e maiores são as chances de acúmulo de gordura no abdômen.

mandioquinha engorda - pão de mandioquinha

Se você não consegue deixar de comer pão, substitua por uma versão feita com a mandioquinha.

Substitua outras fontes de carboidratos pela mandioquinha

Para evitar a gordura no abdômen, os nutricionistas aconselham a adicionar a mandioquinha em substituição de outro alimento rico em carboidratos, como o pão, por exemplo. Além disso, a melhor forma de prepara-la é cozida com casca, preservando a maior parte de seus nutrientes.

Enfim, mandioquinha engorda? A resposta é depende. Se você consumir porções menores, além de possuir uma alimentação balanceada durante todo o dia e praticar atividades físicas, não precisa se preocupar com as calorias!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Levando uma vida ativa e saudável, você obtém todos os nutrientes e benefícios da mandioquinha sem se preocupar com as calorias.

Aqui na Pede Sabores, nós temos várias opções de kits com as melhores frutas, verduras e legumes para que você sempre se alimente com qualidade e saúde.

Ficou curioso? Conheça nossos kits ou monte um totalmente personalizado com as suas frutas, verduras e legumes preferidos.

Dicas de consumo

A mandioquinha, apesar de ser da família das batatas, ficou conhecida assim por que após cozida, seu gosto e aparência se parecem muito com o da mandioca.

Como falamos anteriormente, prefira cozinhar a mandioquinha com a casca, isso ajuda a manter a maior parte dos seus nutrientes.

A mandioquinha fica ótima em purês, caldos e ensopados. Trouxemos para você uma dica de purê que fica uma delícia e é reduzido em calorias, para te ajudar a manter uma alimentação bem nutritiva:

 

mandioquinha engorda - purê de mandioquinha

Esse purê é uma delícia e é bem facinho de fazer em casa. Experimente!

Purê light de mandioquinha com cenoura

INGREDIENTES

5 mandioquinhas

150g creme de leite light

1 cenoura

Parmesão ralado

Noz moscada

MODO DE PREPARO

1- Descasque e pique as mandioquinhas e a cenoura.

2- Cozinhe-as na panela de pressão por três minutos depois de pegar pressão.

3- Depois de cozidas, retire-as da panela e amasse tudo com um garfo.

4- Misture o creme de leite até a consistência desejada e tempere com a noz moscada.

5- Polvilhe o parmesão ralado na hora de servir.

Gostou? Qual outra receita você utiliza a mandioquinha? Compartilhe conosco!

Veja também:

Açaí engorda? Cuidados para não transformar seu lanche fit em uma bomba calórica!

Aipim engorda? As melhores formas de consumi-lo sem se preocupar com a balança

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes