Descubra se jaca engorda ou não e como utiliza-la no seu dia a dia

 Em Engorda / Emagrece

Que jaca é uma fruta deliciosa, isso nós já sabemos. Essa fonte incrível de proteínas já é bastante comum em dietas veganas e vegetarianas e rende receitas deliciosas de pratos doces e salgados. Neste artigo, você vai descobrir se a jaca engorda ou não e como inclui-la na sua dieta sem se preocupar com a balança.

Procurando por frutas, verduras e legumes fresquinhos? Aqui na Pede Sabores tem.

jaca engorda

Por que comer jaca?

A jaca é uma fruta bastante nutritiva e vai suprir boa parte das suas necessidades diárias de vitaminas e sais minerais. Entre os principais nutrientes presentes na jaca estão a vitamina A e vitamina C, cálcio, ferro e zinco, fósforo, ferro, potássio, entre outros.

Com isso, a jaca traz grandes benefícios à sua saúde no geral. Ela ajuda a proteger a visão contra a degeneração macular e os ossos contra problemas como a osteoporose e a osteopenia. Além disso, ela é uma grande aliada do seu intestino, por causa da quantidade de fibras que possui.

Aqui na Pede Sabores, nós já falamos sobre os benefícios da jaca para a sua saúde. Para conferir mais detalhes sobre isso, clique aqui.

jaca engorda

Jaca engorda?

Existe uma propriedade nutricional da jaca que, no entanto, gera alguma controvérsia entre pessoas que estão em dieta para emagrecer: a quantidade de carboidratos que ela possui. Por isso, muita gente acha que jaca engorda.

Acontece que a jaca é mais magra que muita gente imagina: 100g da fruta fornecem 95kcal. A mesma porção oferece 23,5g de carboidratos. Isso pode parecer muito à primeira vista, mas 100g de macarrão possuem 75g de carboidratos, a nível de comparação.

Então posso comer jaca à vontade? Não é bem assim. Você precisa pegar leve nas porções diárias e tentar não exceder 100g por dia, especialmente se for diabético. Para você ter uma noção mais clara, 100g equivale a entre 5 e 7 favos de jaca.

Ter frutas, verduras e legumes fresquinhos em casa todo dia não é mais um problema. A gente entrega tudo na sua casa com todo conforto. Faça o seu pedido.

O que dá pra fazer com jaca?

Tradicionalmente, a jaca pode ser consumida pura, in natura (aquelas 100g de jaca vão ser uma excelente fonte de energia para o seu café da manhã, por exemplo).

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Aqui no Brasil também é comum o seu uso em várias receitas de sobremesas, como doces, sorvetes, compotas…

jaca engorda

Como preparar carne de jaca verde

Outra forma de utilizar a fruta é preparando o que ficou conhecido como carne de jaca verde. A carne de jaca já é bastante apreciada por pessoas que seguem dietas vegetarianas pois sua textura, sabor e nutrientes a tornam indispensáveis para suprir as necessidades diárias de macronutrientes como carboidratos e proteínas.

Para preparar a jaca em formato de carne desfiada, você deve escolher uma jaca bem verde. Se você ainda não manuseou uma jaca na cozinha, fique sabendo de uma coisa: ela possui uma viscosidade que parece uma cola e gruda em tudo que chega perto.

Como cortar a jaca

Para cortar a jaca, você precisa untar a faca com óleo ou azeite. Isso impede a jaca de ficar grudada na fruta e dificultar bastante o processo.

Também é interessante que você unte suas mãos e utilize avental. E fique atento: lavar com água só aumenta a aderência da fruta!

jaca engorda

Cozinhando com a carne de jaca

Depois de preparar tudo isso, fatie a jaca em pedaços médios ou grandes (depende do tamanho da sua panela) e cozinhe em uma panela de pressão com água por mais ou menos 40 minutos. Quando passar esse tempo, é só escorrer a água e descartar a casca e o miolo, separando os favos e as sementes.

Aí é só deixar a sua criatividade aflorar. Depois de cozida e desfiada, a jaca fica parecendo um frango e possui um sabor bastante neutro. Quando temperada, ela pode ser utilizada em várias receitas, como pastéis, coxinhas, sanduiches e por aí vai.

Cuidado nessa hora: a carne de jaca engorda mais que a jaca in natura. Fique atento aos seus acompanhamentos e modos de preparo.

Quer ir além do sal e pimenta? Conheça todos os sabores do nosso Kit de Temperos e eleve as suas receitas preferidas.

E você? Já conhecia carne de jaca? Compartilha uma receita com a gente aqui nos comentários!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes