Efeito sanfona – o que é, por que acontece e como evitar

 Em Engorda / Emagrece

Se você já fez uma (ou várias) dietas restritivas, já deve ter sofrido alguma vez na vida com o indesejado efeito sanfona. Neste artigo você vai ver o guia completo do efeito sanfona – suas causas, consequências e como evitá-lo.

O que causa o efeito sanfona?

O efeito sanfona acontece quando você volta a engordar bastante depois de uma perda brusca de peso. Quando acontece essa perda rápida de gordura, o seu próprio corpo começa a desacelerar o metabolismo. Isso acontece para garantir a fonte de energia necessária para desempenhar suas funções. Quando você pensa que está perdendo peso, na verdade está apenas lutando contra o próprio corpo.

Quando a dieta acaba – ou você desiste dela – o seu metabolismo pode não voltar ao normal. Você voltará a consumir bem mais calorias com um metabolismo bem mais lento. Ou seja, vai ganhar peso (e de uma maneira nada saudável).

Quais são as consequências do efeito sanfona?

Se você pensa que o efeito causa apenas danos estéticos, está enganado. Ele também pode trazer consequências bastante ruins para a sua saúde física e mental. Logo de cara, ele prejudica bastante a saúde da pele e resulta em flacidez e estrias.

Fisicamente, os danos do descontrole extremo no peso vão além dessas lesões na pele e podem atingir outros órgãos vitais como o coração e o pâncreas. Quanto maior o acúmulo de gordura corporal, mais força o coração precisa fazer para bombear sangue para o corpo inteiro. A longo prazo, isso pode desencadear uma insuficiência cardíaca precoce.

Além disso, o efeito sanfona pode causar outros problemas como pressão alta (hipertensão) e aumento dos níveis de colesterol. Outras complicações que podem surgir desse efeito são alterações na função renal, na vesícula e no pâncreas (consequentemente na produção de insulina).

E mentalmente, o efeito pode gerar frustração, baixa autoestima e o sentimento de culpa. Mas de uma coisa você pode estar certo: tem como prevenir e emagrecer de verdade sem sofrimento e preocupação.

 

Como evitar o efeito sanfona?

Como você viu anteriormente, fazer dietas restritivas (e, principalmente, sem acompanhamento nutricional profissionalizado) só faz com que o seu metabolismo fique mais lento e estoque mais gordura. No final, você perde mais nutrientes e massa muscular do que gordura mesmo, coisa que você não quer.

Não vamos mentir, emagrecer com saúde não é um processo fácil nem rápido, mas pode ser bastante prazeroso e gratificante. Para emagrecer, você quer acelerar bastante o seu metabolismo e não deixar faltar fontes de energia saudáveis para ele trabalhar a todo vapor.

A melhor fórmula para o emagrecimento vem da mudança de hábitos. Fazer escolhas alimentares mais saudáveis e praticar uma atividade física regularmente é uma excelente combinação para você que não aguenta mais o efeito sanfona.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Dicas para nunca mais sofrer com o efeito sanfona

Não deixe de comer – nunca!

Junto com um profissional da nutrição, criem uma nova rotina alimentar que supra todas as suas necessidades diárias de nutrientes e não corte todos os alimentos que você adora comer.

Coma mais frutas, verduras e legumes!

Substitua industrializados, refinados e refrigerantes por alimentos frescos à base de uma variedade de frutas, verduras e legumes frescos. O melhor é que agora você conta com a Pede Sabores para cuidar de todo o processo de seleção e entrega dos melhores alimentos para você. É só fazer o seu pedido clicando aqui que a gente entrega na sua casa.

EFEITO SANFONA

 

Deixe de lado as dietas milagrosas

Seja bem sincera com você mesma: é melhor perder peso muito rápido e ganhar tudo depois ou não ter que se preocupar com o peso? Claro que a segunda opção é bem melhor. Por isso, invista em um programa de reeducação alimentar completo que te ajude a manter seus novos hábitos alimentares por muito tempo.

Diminua as suas porções e aumente as refeições

Entre as estratégias que mais funcionam para garantir a perda de peso duradoura está a de comer mais vezes por dia porções menores. Assim, você vai estar sempre saciada e o seu corpo vai estar sempre queimando calorias. Veja com o seu nutricionista a melhor opção para você: fazer 6 refeições por dia, comer de 3 em 3 horas… A estratégia varia de pessoa para pessoa.

Consuma muita água – mesmo

Estar sempre bem hidratado ajuda a evitar o inchaço (que causa aumento de peso e medidas), a limpar o organismo e a manter a pele sempre saudável, além de ajudar no funcionamento correto da digestão.

Você já sofreu com o efeito sanfona alguma vez na sua vida? Conta pra gente o que você fez para acabar com esse problema para sempre!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes