Como fazer tapioca sem erro e dicas de recheios deliciosos

 Em Receitas

Muita gente adora, mas pouca gente sabe como fazer tapioca sem erro em casa. Neste artigo, você vai aprender o melhor passo a passo para fazer aquela tapioca fresquinha, macia e deliciosa que é tão apreciada.

A tapioca é um alimento bastante versátil e recomendado pelos nutricionistas. Ela é uma opção bem mais saudável e menos calórica que o pão na hora do café da manhã e até mesmo para um jantar mais leve.

Apesar de ser bem popular no Nordeste, em outras regiões como o Sul e o Sudeste também é possível encontrar opções para fazer a sua tapioca em casa. Para garantir que a sua tapioca fique bem macia, siga nossas dicas de como fazer tapioca sem erro e faça bonito para toda a sua família.

A Pede Sabores te ajuda a manter uma dieta saudável sem perder tempo com congestionamentos e filas. Descubra todos os benefícios do serviço de delivery de frutas e verduras em domicílio e faça já o seu pedido.

Como fazer tapioca sem erro

 

Escolhendo a matéria prima para a sua tapioca

A mandioca é um alimento que serve de matéria prima para vários derivados como a goma fresca, o polvilho e a farinha. Para fazer a sua tapioca sem erro, o ideal seria utilizar a goma fresca. Ela já vem pronta para utilizar, é só peneirar e colocar na frigideira.

Fora do Nordeste, a goma fresca é mais difícil de ser encontrada. Mas não se preocupe: também é possível fazer tapioca com o polvilho e a fécula de mandioca. Mas lembre-se: não confunda com a farinha da mandioca, que é granulada e dura.

como fazer tapioca

Como preparar a fécula de mandioca

Antes de colocar a fécula na frigideira, é preciso hidrata-la. Dilua o pó na água até formar uma massa dura. Deixe descansar e depois quebre em blocos menores. Depois disso, passe a massa na peneira. Aí sim você já pode passar para a sua tapioca.

Dependendo do seu recheio, você pode optar por adicionar sal à mistura da tapioca. Se você quiser testar, coloque apenas uma pitada na massa e misture bem. Não adicione açúcar: na frigideira, o açúcar vai caramelizar e alterar a textura e o sabor da sua tapioca.

O bom é que você pode preparar a sua goma e congelar na geladeira para utilizar em outros dias. Você também pode conservar a massa já peneirada e guardar por até 10 dias.

Na hora da frigideira

 

Existem algumas dicas na hora de cozinhar a sua tapioca. Basicamente, existem quatro fatores que interferem no sucesso da sua tapioca: a temperatura do fogo, a frigideira, o tamanho e a espessura da tapioca.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Um dos erros mais comuns de quem é iniciante na arte de fazer tapioca é deixar a massa ficar ressecada. Passar do tempo necessário de cozimento ou fazer uma tapioca muito fina são algumas das principais causas.

Escolha uma frigideira de teflon, ferro ou chapa para cozinhar a sua tapioca. Espalhe a massa da tapioca na frigideira de maneira bem uniforme, sem ficar nenhum buraco na tapioca. Você pode utilizar um aro de alumínio para ajudar a dar forma à sua tapioca.

Não é necessário untar a frigideira, mas regar a tapioca com manteiga derretida vai deixá-la mais macia. Cozinhe a sua tapioca em fogo médio ou alto. Você também pode abafar a tapioca com uma tampa, assim ela irá cozinhar de maneira mais uniforme.

Também não é necessário assar a tapioca dos dois lados. Como uma panqueca, basta mexer a frigideira e se a tapioca estiver soltinha é só retirar para servir ou adicionar o recheio de sua preferência, doce ou salgado. Para recheios doces, experimente fazer tapiocas mais grossas. Já nas salgadas, faça suas tapiocas mais finas e crocantes.

Para rechear a sua tapioca, espalhe o recheio na metade da tapioca e cubra com a outra, como se fosse um crepe. Se estiver utilizando queijos, abafe a tapioca para que o queijo fique bem derretido.

Dicas de recheio para a sua tapioca

Agora que você já sabe como fazer tapioca sem erro, experimente essas dicas de recheio na sua casa:

Peito de Peru

Recheie com duas fatias de peito de peru (ou blanquet), duas fatias do queijo branco de sua preferência e uma fatia de tomate. Tempere com sal, orégano e regue com azeite.

Banana e Chocolate

Um clássico doce. A combinação de banana com chocolate é uma delícia e ótima para as crianças. Para variar, substitua o chocolate por doce de leite ou pasta de amendoim.

 

Carne seca com Queijo Coalho

Um clássico nordestino. Basta cobrir metade da tapioca com queijo coalho ralado e espalhar a carne seca desfiada por cima. Experimente regar a tapioca com manteiga de garrafa antes de rechear.

Goiabada

Não tem quem resista à combinação de goiabada cascão com coco ralado fresco.

Qual é o seu recheio preferido de tapioca? Deixa aqui nos comentários para os nossos leitores testarem também!

A Pede Sabores possui uma grande variedade de frutas, verduras e alimentos orgânicos e naturais. É mais saúde na sua mesa, vinda direto da horta. Faça o seu pedido agora mesmo.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes