Como fazer estrogonofe – dicas infalíveis para o almoço perfeito

 Em Receitas

Estrogonofe é um prato fácil e rápido de fazer. Excelente para aquele almoço no meio da semana quando se está sem muito tempo para pensar em algo mais elaborado. Pensando em facilitar a sua vida, nós fizemos esse passo a passo para te explicar como fazer estrogonofe.

De onde veio o estrogonofe

Mas antes de passar para a parte em que você coloca a mão na massa, vamos falar um pouco sobre de onde surgiu o estrogonofe. Bom, para começo de conversa, quando o prato que deu origem à receita que conhecemos hoje foi criado, ele era bem diferente.

Historiadores da gastronomia estimam que um prato com pedaços de carne, creme de leite e cebola já era preparado na Rússia, antes dos anos 1500. Foi criado por um membro da família Stroganov – ou um de seus cozinheiros.

Após a revolução de 1917 na Rússia, o prato chegou à França e foi aperfeiçoado pelo chef Thierry Costet. Ele adicionou os champignons, páprica e a mostarda à receita original. Depois disso, o estrogonofe se espalhou pelo mundo, até chegar nos Estados Unidos. Nos EUA, foi acrescentado o ketchup à receita, que se popularizou no Brasil.

Qualquer receita fica melhor quando seus ingredientes são de qualidade. É por isso que a Pede Sabores seleciona tudo pra você e entrega na sua casa. Faça o seu pedido.

Segredos de como fazer estrogonofe

 

Escolher e preparar a carne

Como fazer estrogonofe

Escolher a carne perfeita é crucial para preparar o estrogonofe. Dê preferência a um corte macio, com pouca gordura. Filé mignon e contra-filé são bons cortes para o seu estrogonofe. Você pode cortar sua carne em cubos ou em tiras, vai da sua preferência. Atenção para o corte da carne: sempre no comprimento da fibra.

Você também pode fazer estrogonofe com frango, fica uma delícia! Para o estrogonofe de frango, o corte ideal é o peito, que tem bastante carne e facilita na hora de preparar e cortar em cubinhos.

De modo geral, só compre carnes de lugares que você confia. Saber a procedência da carne é fundamental para garantir a sua qualidade.

 

Escolhendo os cogumelos

Depois da carne, o cogumelo se consagrou como um dos ingredientes fundamentais do estrogonofe. Quem conhece, sabe que cogumelos frescos e naturais têm um gosto bem mais acentuado e saboroso que os cogumelos em conserva. Entre as variedades, os tradicionais champignons e os cogumelos-de-paris são os preferidos para o estrogonofe.

Está precisando de cogumelos fresquinhos? Aqui na Pede Sabores nós temos vários tipos para você escolher. É só fazer o seu pedido aqui e a gente entrega na sua casa.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

 

Cuidado no creme de leite

Um dos erros mais básicos de quem está começando a cozinhar agora é errar a mão no creme de leite. Para um resultado mais tradicional, prefira o creme de leite fresco e integral – isso vai dar uma consistência e cremosidade bem maiores ao seu estrogonofe. E atenção à quantidade e ao tempo de cozimento! Certifique-se de que ele incorporou bem ao molho da carne antes de tirar do fogo.

 

Ketchup: usar ou não usar?

Tem gente que ama e tem gente que odeia. Aí é uma questão de gosto individual. Se você preferir, pode trocar o ketchup por molho ou extrato de tomate, o resultado vai ficar bem parecido. E a nossa dica, você já sabe: dê preferência ao ketchup caseiro! Ele é bem mais fácil de fazer do que você pensa.

Como fazer estrogonofe de carne

Agora que você já sabe o segredo de como fazer estrogonofe, está na hora de colocar a mão na massa. Clique aqui para conferir a nossa receita preferida de estrogonofe de carne. Ela é uma delícia e vai agradar toda a sua família.

Como fazer estrogonofe de frango

Mas se você está querendo variar ou está diminuindo o consumo de carne vermelha, confira a nossa receita de estrogonofe de frango. Ela é bem parecida com a do estrogonofe de carne, mas com algumas adaptações para deixar o molho mais suave.

E você? Sabe como fazer estrogonofe? Deixa a sua receita aqui nos comentários!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes