Como escolher melancia madura – suas dúvidas acabaram
Aqui na Pede Sabores, nós adoramos melancia. Se você perdeu os nossos artigos anteriores, clique aqui para ver a quantidade de calorias que uma melancia tem e quais são os principais benefícios da melancia para a sua saúde. Neste artigo, você vai descobrir como escolher melancia para obter tudo de bom que ela oferece.
À primeira vista, parece ser impossível descobrir como escolher melancia, pois todas parecem iguais pela casca. Mas fique sabendo que existem algumas dicas infalíveis para não comprar a melancia errada.
Como escolher melancia madura
Não tem nada mais refrescante do que uma melancia bem madura e docinha nos dias mais quentes. Acontece que, se a melancia for aberta antes do tempo correto, ela pode ser aguada e quase sem gosto.
1. Observe a coloração da casca
A casca da melancia fornece uma das principais informações para quem está iniciando na arte de como escolher melancia.
A melancia é uma fruta que cresce em ramas, diretamente em contato com o solo.
É essa parte que esteve em contato com o solo que interessa. Ela deixa uma mancha na casca da melancia que fica cada vez mais amarelada à medida que a fruta vai amadurecendo.
Se você está comprando a melancia para consumo imediato, evite aquelas que possuem manchas mais brancas, elas ainda não estão maduras o suficiente. As melancias que têm a mancha maior e bem amarela são as melhores.
2. Escolha pelo gênero da melancia
Gênero, Pede Sabores? Isso mesmo. Os agricultores dividem as melancias entre macho e fêmea. A melancia macho é aquela que possui o formato mais alongado e pontudo. A melancia fêmea é aquela mais redonda e mais simétrica que as melancias macho.
Mesmo passando no teste da mancha amarela, as melancias macho são mais aguadas que as melancias fêmea, as mais arredondadas. Por isso, escolha sempre as melancias mais redondas e simétricas.
3. Escolha pelo tamanho das estrias
Esse é um truque bem curioso. Sabe aquelas marcas marrons que parecem estrias na casca da melancia? Enquanto a maioria das pessoas pensa que são um indicativo de que ela está ruim, na verdade, é totalmente o contrário.
Se você já encontrou sua melancia redonda e com uma mancha amarela bem forte, opte por aquela que a trama formada pelas marcas estriadas é a maior. Isso significa que, durante a polinização, abelhas estiveram em contato com a fruta.
Quanto maiores forem os traçados, maior interação aquela melancia teve com as abelhas, portanto, mais doce ela vai estar.
4. Confirme a maturidade da melancia pela haste
Aquele cabinho que fica na melancia depois que ela é colhida é outro fator decisivo na hora da compra. Pode parecer estranho, mas aquelas melancias com o cabinho mais seco são as que estão mais maduras.
No entanto, escolha as melancias que estiverem com a haste mais verde se você não for consumir a melancia imediatamente. É só guarda-la em um ambiente fresco e seco – fora da geladeira! – e esperar ela terminar de amadurecer.
5. Escolha pelo tamanho
Por mais tentadoras que aquelas melancias bem grandes possam parecer, é melhor escolher melancias pequenas e medianas. Você pode comparar pelo peso, por exemplo. As melancias maiores tendem a ser mais aguadas e menos pesadas do que as menores.
Curtiu as dicas? Se você está sem tempo de escolher melancia no mercado, é só fazer o seu pedido aqui na Pede Sabores e receber a sua melancia em casa.