Benefícios da melancia – por que consumir a fruta do verão no ano inteiro

 Em Benefícios

A melancia é uma das frutas mais consumidas no verão. Sua suculência e sabor são irresistíveis e proporcionam uma sensação instantânea de frescor. Nós fomos investigar e descobrimos benefícios da melancia que a tornam uma fruta indispensável na sua alimentação diária, veja por que:

Calorias e propriedades nutricionais

A melancia é uma fruta maravilhosa. Ela é facilmente encontrada em todas as regiões do Brasil, com um preço bom e bastante prática na hora de consumir. A melancia é a fruta preferida de muita gente, principalmente crianças.

benefícios da melancia - propriedades nutricionais

A melancia é deliciosa, de fácil acesso e bastante nutritiva.

Aqui na Pede Sabores você encontra a melancia sem sementes, ótima para os seus filhos. Faça seu pedido agora.

A melancia possui apenas 30 calorias a cada 100g da fruta, o que dá sinal verde para todo mundo incluir a melancia na alimentação, inclusive quem está de dieta. Além disso, a melancia possui várias vitaminas e sais minerais em sua composição.

Ela é uma fonte natural de vitaminas A, D, C e vitaminas do complexo B, Cálcio, Ferro, Potássio e Magnésio. Além disso, a melancia possui dois carotenoides antioxidantes bastante importantes para a sua saúde: o betacaroteno e o licopeno (lembra, aquele que tem no tomate).

Benefícios da melancia contra a desidratação

Primeiro, vamos começar falando do benefício mais conhecido da melancia: a quantidade de água em sua composição. A melancia é formada por 92% de água – assim como a toranja, que você viu aqui.

A melancia ajuda a você consumir a quantidade certa de água diariamente para manter o seu corpo funcionando da melhor maneira. A melancia é uma opção saudável e refrescante para repor seus estoques de líquidos depois de atividades físicas ou no verão.

benefícios da melancia - suco de melancia

Que tal um suco de melancia bem geladinho? Deu água na boca, ne!

Benefícios da melancia para os rins

Como você viu no tópico anterior, a melancia fornece uma alta quantidade de água e potássio para o organismo. Ela é um diurético natural e uma aliada à saúde dos seus rins.

Isso acontece por que a melancia aumenta a quantidade de urina produzida pelo corpo. Eliminar mais urina durante o dia é excelente para a sua saúde, pois com ela, você também estará se livrando de bactérias, resíduos e xenobióticos.

Como consequência, você previne complicações renais como a cistite e ainda promove uma limpeza nos seus rins. O potássio presente na melancia também evita a formação de ácido úrico que, quando em excesso, se transforma em cálculos renais e em doenças que afetam as articulações, como a gota.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Benefícios da melancia contra inflamações

Outra propriedade excelente da melancia é a sua capacidade anti-inflamatória e antioxidante. Um dos seus principais agentes anti-inflamatórios é a molécula cucurbitacina E. No seu organismo, essa molécula age inibindo a enzima cicloxigenase, presente em processos inflamatórios.

benefícios da melancia - fatias

A melancia traz benefícios sensacionais para toda a sua família. Não deixe de fora da sua alimentação!

Benefícios da melancia para os músculos e ossos

Se você pratica algum exercício físico para aumento de massa muscular, já deve ter ouvido falar em arginina. Ela é um importante componente de ossos, músculos e tendões, dando sustentação e reparando os desgastes sofridos por eles durante a vida.

A melancia possui um aminoácido chamado citrulina em sua composição. Quando ingerido, o corpo transforma a citrulina na famosa arginina. A boa notícia é que consumir o suco puro de melancia já é uma excelente fonte do aminoácido, o que irá diminuir a necessidade de suplementação de arginina.

Uma alimentação balanceada ajuda a diminuir a quantidade ingerida de suplementos e previne efeitos colaterais. Conheça o nosso Kit Mega Mass.

Benefícios da melancia para a vida sexual

Pesquisas indicam que o consumo regular de melancia ajuda a prevenir a disfunção erétil. A citrulina, que falamos anteriormente, também é transformada em óxido nítrico, um gás que ajuda no relaxamento dos vagos sanguíneos e ajuda a regular o fluxo de sangue para todos os órgãos.

Além disso, os açúcares presentes na melancia e no melão são capazes de alterar o cheiro e o gosto dos seus fluidos corporais, tornando-os mais doces e perfumados.

Qual é a sua forma preferida de comer melancia? Compartilha uma receita com a gente, vamos adorar!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes