Bacalhau de Natal – um clássico português para testar na sua ceia

 Em Pratos Principais

Assim como o peru, o bacalhau de Natal é um prato que não pode faltar na ceia de muitas famílias. Para te inspirar a preparar um delicioso bacalhau este ano, nós pesquisamos dois clássicos portugueses: o Bacalhau à Zé do Pipo e o Bacalhau à Gomes de Sá.

Os segredos do Bacalhau de Natal perfeito

Um dos maiores desafios de quem está começando na cozinha – e até quem já é experiente – é preparar o bacalhau para ser utilizado na receita. Ou seja, dessalgar a carne antes de prepará-la. Por isso, nós testamos e recomendamos o seguinte passo a passo:

1 – Coloque o lombo do bacalhau (ou os pedaços que você quer dessalgar) em uma bacia funda com água gelada – e temperatura em torno de 5ºC. Cubra completamente o bacalhau com a água e leve-o à geladeira.

2 – Troque a água do bacalhau a cada 6 ou 8 horas. Importante: a água nova deve ser da mesma temperatura que a água a ser trocada. Mantenha a temperatura constante durante todo o processo!

3 – Postas mais altas (entre 3 ou 4 dedos de altura) devem ficar dessalgando por, no mínimo, 3 dias. Postas mais finas costumam ficar prontas antes, em dois dias. Para provar se o peixe está bom, é só provar uma lasquinha da carne.

4 – É errado dessalgar no leite? Claro que não. Aí vai da preferência de cada um. Mas dessalgar em água pura mantém o peixe mais hidratado e com uma textura melhor.

Concluindo: você precisa começar a preparar o seu bacalhau de Natal entre o dia 21 e 22 de dezembro, para ele estar com o sabor ideal dia 24 de dezembro.

Conte com a Pede Sabores para te ajudar a preparar a melhor ceia de Natal da sua vida. Fazendo seu pedido online aqui, você recebe tudo o que precisa em casa com o maior conforto e tranquilidade. Aproveite!

 

Receita de Bacalhau de Natal à Gomes de Sá

O bacalhau à Gomes de Sá é um clássico português. Depois de dessalgado, o preparo da receita é bem fácil e prático. Basta seguir a receita direitinho e colocar a mão na massa! E claro, ingredientes de qualidade são fundamentais para elevar o sabor do prato. E para isso, você tem a Pede Sabores.

INGREDIENTES

600g de bacalhau em lascas dessalgado

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

600g de batatas

4 dentes de alho

3 cebolas

4 ovos cozidos

2 xícaras de azeite de oliva

azeitonas pretas

Salsa

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

MODO DE PREPARO

1 – Dessalgue o bacalhau seguindo o passo a passo acima. Em seguida, cozinhe-o em água fervente com a pele e as espinhas. Cuidado para não cozinhar demais!

2 – Quando o bacalhau estiver cozido, espere amornar, retire a pele e as espinhas e desfie a carne em lascas médias. Reserve.

3 – Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira e doure a cebola cortada em rodelas e o alho picado em cubinhos. Junte o bacalhau e misture bem para incorporar os sabores. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Dica: cuidado com o sal! Experimente o bacalhau antes de adicionar mais sal ao seu prato.

4 – Corte as batatas em rodelas e frite-as no azeite.

5 – Junte as rodelas das batatas à mistura do bacalhau em uma travessa e leve ao forno preaquecido em temperatura média a 180º por 10 minutos. Enquanto isso, cozinhe os ovos em água.

6 – Retire o bacalhau do forno e decore com a salsa picadinha, os ovos picados em rodelas e as azeitonas.

Confira aqui todas as nossas receitas para uma ceia de Natal surpreendente e deliciosa!

E você? Tem mais alguma receita de bacalhau de Natal para compartilhar com a gente? Deixa aqui nos comentários!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes