As melhores receitas de lombo assado para a sua ceia de Natal

 Em Pratos Principais

Entre os clássicos da ceia de Natal, o lombo assado é um dos top 3 pratos principais que todo mundo ama. Não tem como resistir àquele lombo douradinho que desmancha na boca. Para te inspirar neste Natal, nós selecionamos duas receitas especiais de lombo assado que vão te dar água na boca.

Precisando de uma ajudinha para a sua ceia de Natal? Compre os ingredientes que você precisa aqui na Pede Sabores e receba tudo em casa com todo o conforto.

 

Receita de lombo assado da Carolina Ferraz

Para esta ceia, nós escolhemos essa receita deliciosa de lombo assado da atriz Carol Ferraz. Prática e fácil de fazer, você só precisa se preocupar com o tempo da marinada: quanto mais tempo marinando, mais sabor a carne vai absorver.

INGREDIENTES

1,5 kg de lombo

7 cebolas

2 dentes de alho

3 colheres de sopa de mostarda americana

Sal a gosto

Alecrim a gosto

100ml de suco de laranja

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

100ml de suco de limão

200ml de vinho branco seco

4 colheres de sopa de manteiga

MODO DE PREPARO

1 – Comece pela marinada: rale uma cebola e os dentes de alho. Junte o alecrim, os sucos, o vinho, a mostarda e o sal em um recipiente grande o suficiente para caber o lombo. Coloque o lombo nessa mistura e deixe descansando na geladeira por, no mínimo, 24 horas.

2 – Transfira o lombo com a marinada para uma assadeira. Distribua 6 cebolas cortadas em cruz na assadeira e espalhe manteiga em cima do lombo. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por 2 horas em forno médio-alto a 250º graus.

3 – Decorridas as 2h, retire o papel alumínio e deixe o lombo dourar por aproximadamente mais 30 minutos.

4 – Retire o lombo do forno e reserve. Leve a assadeira ao fogão (ou transfira o caldo do cozimento para uma panela) e deixe ferver e reduzir por aproximadamente 15 minutos.

receita de lombo assado

 

Receita de lombo assado com ervas frescas

INGREDIENTES

1,5kg de lombo de porco com capa de gordura

6 dentes de alho

Azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino

3 ramos de alecrim fresco

10 folhas de sálvia fresca

3 ramos de funcho fresco

3 colheres de manteiga

Faça seu pedido aqui e receba as melhores ervas frescas para a sua receita.

MODO DE PREPARO

1 – Num recipiente, separe as folhas de 1 ramo do alecrim e de metade da sálvia e do funcho. Pique-os bem, junte com ¼ de copo de azeite e reserve.

2 – Pique os dentes de alho em fatias fininhas. Com a ponta de uma faca, faça furos no lombo do porco e insira as fatias de alho. Esfregue sal em toda a superfície do lombo e depois passe o azeite com ervas. Transfira o lombo para um recipiente fundo, cubra com filme plástico e deixe marinar por, no mínimo 4 horas na geladeira. O ideal é que você deixe por umas 24h marinando.

3 – Retire o lombo de porco da geladeira 15 minutos antes de ir pro forno e retire o excesso de ervas de cima. Enquanto isso, preaqueça o forno a 190ºC.

4 – Numa frigideira ou panela bem grande, esquente 3 colheres de azeite. Doure todos os lados do lombo. Não se apresse nessa etapa! Destine pelo menos uns 20 minutos para esse processo. O lombo precisa ficar bem dourado mesmo. Quando estiver pronto, retire do fogo.

5 – Numa travessa, coloque 1 ramo de alecrim e 1 ramo de funcho no fundo. Coloque o lombo por cima e regue-o com o caldo da marinada. Coloque o restante das ervas frescas por cima e disponha pedaços de manteiga. Leve ao forno por, em média, 1h a 1h15 minutos, dependendo do tamanho do lombo. Deixe o lombo descansar por 15 minutos antes de partir.

Confira todas as nossas receitas preferidas para a ceia de Natal e inspire-se para surpreender os seus convidados!

Quem aí também ama lombo assado? Compartilha com a gente a sua receita preferida!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes