Esses alimentos ricos em fibras não podem faltar na sua alimentação

 Em Benefícios

Manter uma alimentação saudável, variada e rica em nutrientes é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Para te ajudar, nós listamos alguns dos melhores alimentos ricos em fibras naturais que não podem faltar na sua cozinha.

Para que servem os alimentos ricos em fibras?

As fibras desempenham papel importante na digestão dos alimentos, sendo uma grande aliada do intestino. As fibras são substâncias que não são produzidas nem podem ser absorvidas pelo ser humano. Como são indispensáveis para o organismo, sua principal fonte é a alimentação.

Manter uma dieta variada com alimentos ricos em fibras ajuda a manter a regularidade nos movimentos do intestino, o que ajuda a absorver os nutrientes da comida ingerida e também a prevenir problemas relacionados à prisão de ventre.

As fibras também são fundamentais para quem quer perder peso, pois elas ajudam a promover uma maior sensação de saciedade. Parra completar, as fibras possuem papel fundamental no equilíbrio dos níveis de glicose e colesterol no sangue.

alimentos ricos em fibras

Qual a quantidade diária de fibras recomendada?

No geral, os nutricionistas recomendam um consumo diário de 25g de fibras para as mulheres e 38g do nutriente para os homens. Depois dos 51 anos de idade, recomenda-se a redução para 21g de fibras para as mulheres e 30g para os homens.

As quantidades diárias podem variar individualmente, de acodo com as necessidades diárias de cada pessoa. Para saber a quantidade ideal de fibras para você, consulte um nutricionista ou nutrólogo.

Alguns alimentos ricos em fibras

Feijão preto

Um dos principais alimentos ricos em fibras, uma xícara de feijões pretos fornecem 15g de fibras. Além disso, o feijão preto é uma excelente fonte de cálcio, magnésio e ferro.

Amêndoas

100g de amêndoas fornecem, em média, 12,5g de fibras, além de proteínas, cálcio e ferro.

Aveia

A aveia é um dos alimentos mais completos para inserir na sua alimentação. 100g de aveia fornecem, aproximadamente, 9,5g de fibras, além de vários outros nutrientes e vitaminas fundamentais para o organismo.

Lentilhas

100g de lentilhas fornecem 8g de fibras, sendo também uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e magnésio.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Abacate

alimentos ricos em fibras

Um abacate médio fornece, em média, 6,7g de fibras. Além disso, o abacate fornece uma boa quantidade de gorduras monoinsaturadas (do bem), além de proteínas, vitaminas e sais minerais.

Alcachofra

A alcachofra é um dos melhores alimentos para adquirir fibras. Uma cabeça de alcachofra fornece, em média, 6,5g de fibras. Com certeza ela não poderia faltar na nossa lista.

Quinoa

A quinoa é uma forma bem mais nutritiva para substituir o arroz na hora do almoço. Uma xícara de quinoa fornece 5,2g de fibras.

Pera

Entre as frutas, a pera é uma das que fornecem a maior quantidade de fibras. Para você ter uma ideia, uma pera média com casca fornece 5,5g de fibras.

Maçã

alimentos ricos em fibras

Uma maçã média com casca fornece 4,4g de fibras além de vitamias, cálcio, magnésio e ferro.

Laranja

Para finalizar, a laranja também é uma excelente fonte de fibras, fornecendo, em média, 3,1g do nutriente por unidade. Outro destaque é a quantidade de vitamina C da fruta.

Dicas para aproveitar ao máximo as fibras dos alimentos:

1 – Cozinhar os alimentos no vapor ou com pouca água e em alta temperatura;

2 – Não descartar a casca;

3 – Não deixar os alimentos guardados por muito tempo;

4 – Reutilizar a água do cozimento desses alimentos ricos em fibras.

Sua alimentação possui uma alta quantidade de alimentos ricos em fibras? Confira como a Pede Sabores contribui para você ter uma vida bem mais saudável.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes