Aipim engorda? As melhores formas de consumi-lo sem se preocupar com a balança

 Em Engorda / Emagrece

O Aipim, também conhecido como Mandioca ou Macaxeira, dependendo da região de onde você está lendo este texto, é um dos alimentos mais tradicionais na América do Sul e, principalmente no Brasil. Antes de sabermos se o aipim engorda ou não, vamos dar uma olhada na tabela nutricional equivalente a 100g de aipim cozido:

Tabela nutricional %VD(*)
Calorias (valor energético) 125kcal 6,25%
Carboidratos 30,1g 10,03%
Proteínas 0,6g 0,8%
Gorduras Totais 0,3g 0,55%
Gorduras Saturadas 0,1g 0,45%
Fibra alimentar 1,6g 6,4%
Sódio 1,4mg 0,04%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Fonte: Dieta e Saúde
aipim engorda? fonte de fibras

Aipim é uma excelente fonte de carboidratos e fibras e possui pouca gordura.

Fonte de fibras

Por ser uma excelente fonte de fibras, consumir o aipim regularmente irá trazer benefícios para o funcionamento do seu intestino e ainda promover aquela sensação de saciedade por mais tempo – bom para quem está querendo perder peso.

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Muitos carboidratos?

É aqui que mora a dúvida se o aipim engorda ou não. Apesar do senso comum, todo mundo precisa de carboidratos para viver. A quantidade certa para o consumo irá depender das suas necessidades energéticas diárias, por exemplo:

Se você pratica exercícios regularmente, seu gasto energético será maior e você precisará de mais carboidratos fornecendo energia. Nesse caso, fontes de carboidratos saudáveis como o aipim, a batata doce ou o açaí serão seus maiores aliados.

O Usain Bolt, por exemplo, já declarou várias vezes que o segredo da sua velocidade e performance é o aipim que consome regularmente.

Sinal vermelho

aipim engorda - mandioca frita

Esse prato de aipim frito é tentador, não é? Mas cuidado com as calorias!

Agora, se você leva uma vida mais sedentária, é bom ficar de olho na quantidade e como você está consumindo o seu aipim. Neste caso, sim, aipim engorda. Principalmente se ele for preparado frito ou acompanhado de outros alimentos mais gordurosos como carnes ou queijos.

Boas notícias

A tapioca – feita da farinha do aipim – é uma das melhores maneiras de se consumir o aipim. Mas cuidado com os recheios. Cada vez mais pessoas estão trocando o pão pela tapioca no café de manhã e nós adoramos!

aipim engorda - tapioca

Tapioca com recheio de carne é uma excelente fonte de carboidratos e proteínas!

Além disso, como o aipim não contem glúten, é uma boa pedida para pessoas que fazem dietas mais restritivas e/ou são alérgicas ao glúten.

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Enfim, aipim engorda?

A mandioca é um tubérculo que possui carboidratos do tipo completo, que possuem alta densidade e demoram mais para serem digeridos pelo organismo. Em termos comparativos, o aipim possui duas vezes mais calorias que a batata comum, por exemplo. Mas, ainda assim, ele tem muito pouca gordura em sua composição.

aipim engorda - purê de aipim

Outra dica deliciosa para consumir o aipim é em forma de purê.

Aipim engorda quando:

– Você consome o aipim em grandes quantidades e simultaneamente com outros alimentos ricos em carboidratos, como o arroz e o macarrão.

– Ele é frito, gratinado ou preparado com alimentos gordurosos como manteiga e creme de leite.

Ficou com vontade de comer seu prato preferido de aipim?

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Qual forma você costuma consumir aipim? Compartilhe a sua dica com a gente aqui nos comentários!

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