Açaí engorda? Cuidados para não transformar seu lanche fit em uma bomba calórica!

 Em Engorda / Emagrece

Aqui no blog, nós já falamos sobre vários benefícios do açaí para a sua saúde. Apesar de ser uma fruta bastante nutritiva, muita gente passa longe do açaí por uma questão crucial: açaí engorda? Por isso, nós fomos investigar tudo sobre o açaí.

Em primeiro lugar, do que é feito o açaí?

O açaí é, na verdade, uma palmeira que dá as frutinhas roxas que conhecemos como açaí. Originária da região Amazônica, ela foi se popularizando no país inteiro através de adaptações ao paladar e gosto de cada região.

No Pará, por exemplo, o açaí é consumido in natura ou quente e geralmente é utilizado como acompanhamento para peixes ou servido com farinha de mandioca. O gosto do açaí por lá é bem mais intenso e menos doce, podendo ser uma surpresa para os consumidores de outras regiões do país.

açaí engorda? açaí com peixe

Uma das maneiras mais tradicionais de se consumir açaí no Pará: com peixe frito.

Quer consumir sempre frutas e legumes frescos e sem pegar fila no supermercado? Clique aqui.

Por ser extremamente sensível e perecível, para viajar para o país inteiro, o açaí precisa ser preparado de uma maneira diferente – por isso costumamos conhecer o açaí gelado, que parece um sorvete.

Sabe aquele docinho do açaí? Para se tornar mais familiar ao paladar dos brasileiros de outras regiões, os fabricantes e distribuidores do açaí adicionam xarope de guaraná à fruta para torna-la mais doce: é aí que mora o perigo.

açaí engorda? banana e granola

Uma tigela de açaí com banana e granola pode chegar a ter até 1000 calorias.

Então, açaí engorda?

100 gramas do açaí puro têm, em média, apenas 60 calorias. Quando juntamos o xarope de guaraná, a mesma quantidade de açaí passa a ter 110 calorias! Agora, vamos falar da receita mais famosa de açaí: na tigela.

Uma tigela de açaí com 500g e cobertura de banana tem em torno de 700 calorias. Veja bem: APENAS com banana. Se adicionarmos castanhas, amendoins e granola, a mesma tigela de açaí pode chegar a até 1000 calorias.

Alimentos fit de alto padrão entregues na sua casa. Saiba mais!

Agora imagine quando você coloca outras coberturas, como chocolates, confeitos, leite condensado e outros pecados: o açaí se transforma em uma verdadeira bomba calórica. Nesse caso, o açaí engorda sim. E muito! Por isso, cuidado em como você está consumindo o seu açaí.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery
açaí engorda? tigela de açaí

O mais puro possível e em porções menores: a melhor forma de consumir açaí sem se preocupar com a balança.

Qual a melhor forma de consumir o açaí?

Às vezes, é quase impossível achar o açaí puro em algumas regiões do Brasil, como o Sudeste, por exemplo. Mas não se preocupe, pode consumir o açaí com xarope de guaraná na tigela normalmente, mas nós temos algumas sugestões para que você não se preocupe com a balança:

  • Consuma o açaí antes de praticar atividades físicas. Assim você vai ter energia garantida durante todo o seu exercício e vai queimar todas as calorias do açaí.
  • Reduza as porções consumidas. Os nutricionistas recomendam um consumo de até 200g por dia. Para acompanhar, a melhor opção é apenas com banana ou mel, a gosto.
  • Evite o consumo diário. Essa dica vai especialmente para quem está querendo perder peso. O recomendado é que você tome o açaí a cada 3 ou 4 dias.
açaí engorda? frutas

Açaí: a fruta que saiu da Amazônia para conquistar apreciadores no mundo inteiro.

Quero perder peso. É melhor eu parar de comer açaí?

Nossa resposta preferida para esta pergunta é: depende. Se você tem uma rotina ativa, pratica atividades físicas regularmente e sua alimentação é saudável e equilibrada, estudos demonstram que o açaí é um aliado para a sua perda de peso.

Uma alimentação saudável deve incluir frutas, verduras e legumes frescos e de qualidade na mesa, e para isso você conta com a Pede Sabores.

Nós queremos que você tenha todo o tempo do mundo para manter corpo e mente saudáveis, por isso entregamos tudo fresquinho na sua casa. É só você clicar aqui e escolher tudo o que precisa, do seu jeito.

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma? Comente abaixo e ajude os próximos leitores!

Veja também:

Aipim engorda? As melhores formas de consumi-lo sem se preocupar com a balança

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes