5 dicas infalíveis sobre como escolher abacate no mercado

 Em Como escolher

Nós adoramos abacate. Essa fruta virou febre mundial recentemente com as famosas torradas de abacate (avocado toast) que apareceu nas redes sociais de celebridades e influenciadores do mundo inteiro. Mas você sabe como escolher abacate?

O abacate tem alguns estágios de maturação que combinam com diferentes receitas. Para uma torrada de abacate ou uma vitamina, é melhor utilizar um abacate no ponto – nem muito maduro, nem muito verde.

Já para receitas salgadas como molhos para salada ou guacamole, é melhor utilizar o abacate mais maduro. Inclusive, o melhor abacate para o seu guacamole você encontra aqui na Pede Sabores.

como escolher abacate

Escolher o abacate no ponto certo para as suas receitas é essencial para extrair todo o seu sabor e benefícios.

Como escolher abacate: comece pelo lugar

Você já viu aqui no blog que o abacate traz vários benefícios para a sua saúde. Mas, para que isso aconteça, é importante que a fruta tenha sido produzida por fornecedores de confiança.

Além disso, apesar de ter aquela casca durona, o abacate é uma fruta bastante frágil e deve ser armazenada e conservada com cuidado para que sua polpa não seja danificada. Por isso, só compre abacate de lugares que são bem rigorosos com a qualidade do seu produto, como a Pede Sabores.

Comece com a casca

A primeira dica sobre como escolher abacate é observar a casca. A primeira coisa que você deve levar em consideração é: quando vou utilizar o abacate? Dependendo da sua resposta, você deve comprar abacates mais maduros ou não.

Independente da variedade, os abacates que ainda possuem a casca brilhante ainda não estão prontos para o consumo. Não compre abacates que possuem manchas escuras, furos, amassados e machucados.

Quanto à cor, as cascas dos abacates em geral vão do verde vibrante ao verde mais escuro e quase preto. Dependendo do tipo, a casca mais escura não significa que ele está podre e sim que está no ponto certo, como é o caso do abacate do tipo Hass.

como escolher abacate - cores

As cores das cascas do abacate variam de acordo com o seu tipo e também com o estado de maturação.

Cheque a consistência

Assim como outras frutas, tipo o o melão, é possível determinar o nível de maturação do abacate através da sua consistência. Se você for utilizar o abacate imediatamente, escolha aqueles que, ao apertar, têm uma consistência mais macia e afundam um pouco com o toque.

Se estiver duro, ele só estará bom para o consumo dentro de alguns dias. Se você é daquelas pessoas que não têm tempo de ir ao supermercado várias vezes e consome abacate regularmente, escolha abacates em diversos estágios de maturação para sempre ter um abacate maduro à disposição.

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery

Você também pode fazer seu pedido agora mesmo na Pede Sabores e receber tudo o que precisa em casa.

Verifique o talo

Esta é uma das melhores dicas sobre como escolher abacate maduro. Se o talo – aquele cabinho que fica na extremidade – ainda estiver no abacate, retire-o. Dependendo da cor, você consegue saber o ponto da polpa:

– Se a base estiver mais amarela, o abacate ainda não está pronto para ser consumido. Você terá que esperar ainda alguns dias até que ele esteja maduro.

– Se a base for mais esverdeada, o abacate está maduro. Este deve ser consumido imediatamente, pois já atingiu seu ponto de maturação ideal.

– Se a base for escura ou marrom, o abacate passou do ponto. Quando você abrir a fruta, irá verificar que a polpa já possui manchas marrons.

como escolher abacate - o caroço

Se você sentir o caroço balançando dentro da fruta, isso significa que ele está maduro.

O truque do caroço

Outra informação que você pode utilizar para decidir como escolher abacate é verificar se o caroço está preso ou não. Para isso, balance o abacate um pouco: se você sentir que o caroço está batendo na polpa por dentro, ele já está maduro.

Se o caroço não se mexer, o abacate ainda precisa amadurecer mais um pouco.

Gostou das dicas? A gente sabe que dá um trabalhinho escolher todas as frutas, verduras e legumes que você precisa, por isso a Pede Sabores faz isso para você. Você economiza tempo e evita filas, trânsito e inconvenientes.

Você prefere o abacate em receitas doces ou salgadas? Conta pra gente!

Pede Sabores - Alimentação Saudável - Delivery de Frutas e Verduras
Publicações recentes